quinta-feira, 24 de julho de 2008

O Aquário



Nesse e em nossos próximos posts vamos falar um pouco sobre o aquário. Antes de comprarmos um "recipiente para inserção dos peixes", ou seja, em nosso caso um aquário, devemos planejar e bem que tipo de seres vivos iremos manter em seu interior. O aquário pode variar e muito dependendo do que você prentende criar nele. Para seu planejamento é importante lembrar que em geral aquários muito pequenos são susceptíveis à variações externas como a temperatura e internas tal como níveis de dureza e pH, esses são alguns tipos de variações químicas que serão tratadas em um novo tópico posteriormente. Assim, é de suma importância que você reflita sobre as seguintes questões antes de comprar um aquário.

1º Que tipo de aquário você pretende ter? Marinho, água-doce, ou salobra?

2º Quanto pretende gastar? (uma pergunta interessante, não raramente aquaristas iniciantes gastam muito sem necessidade ou fazem o contrário, na medida em que tentam minimizar custos acabam comprometendo o resultado final).

3º Que grupo, ou grupos de peixes, invertebrados ou plantas deseja?

4º Onde irá instalar este aquário?


São questões simples e certamente existem outras à serem feitas, no momento penso que para iniciar uma discussão, essas são perguntas que podem nortear um planejamento inicial a fim de definirmos o que queremos.


Em um post seguinte vou mostrar para vocês um exemplo de planejamento e elaboração de um projeto para aquário de Ciclídeos Africanos.


Nenhum comentário: