terça-feira, 22 de julho de 2008

Bem no Início...

Os aquários sempre tiveram grande poder de fascínio e encantamento em minha vida, e desde pequeno admiro a capacidade de poucos em reconstruir em um aquário um ambiente que retrate o mais próximo possível o ecossistema daquele peixe ou grupo de peixes.
Nessa minha história não foram poucos os aquários que tive, confesso que errei muitas vezes, aprendi com os estudos e com o tempo, e ainda assim tenho muita coisa para aprender sobre isso.
Sou Biólogo e amante do aquarismo, mas não de qualquer aquário! Existem muitos por ai que são meros cativeiros, prisões que estimulam a degradação e o desrespeito com o meio ambiente e principalmente com os animais. Na minha opinião, uma falta de consciência, inclusive ambiental!
Entendo que os aquários não podem ser reduzidos à tanques de peixes, mas sim como uma possibilidade de se reconstruir um ambiente natural, que muitas vezes já está totalmente degradado na natureza. Isso não é fácil! requer pesquisa, conhecimento e principalmente amor e cuidado. Já diziam "Quem ama cuida!"
Em especial curto os aquários de Ciclídeos Africanos. Na minha opinião os Ciclídeos Africanos são peixes muito especiais, de certa forma possuem personalidade! o que confere mais emoção quando acompanhamos seu desenvolvimento.

Nenhum comentário: