terça-feira, 29 de julho de 2008

O Aquário - Plano e Ação

Bem, acho muito interessantes aquários embutidos em paredes, tenho um aquário embutido e no momento estou preparando outro. Embutir um aquário na parede é um processo relativamente trabalhoso, mas o resultado pode surpreender qualquer um.
(Primeiro aquário embutido )
Para isso devemos considerar as condições estruturais do local além das questões anteriores que se referem ao tipo de aquário desejado. Esse novo aquário possui 1,20m de comprimento - 0,36m de largura e 0,60m de altura. Trata-se de um aquário grande com cerca de 260L e que ocupa um espaço considerável na parede em que será embutido. A preferência de um aquário dessas proporções se dá principalmente pela beleza e pela qualidade de vida que pretendo oferecer aos ciclídeos africanos que nele irei inserir. Faço aqui um destaque para o padrão territorialista dos ciclídeos que definem seus territórios, ou seja, espaços no interior do aquário. Em um aquário médio ou pequeno isso poderia ser fatal em função da quantidade de peixes criados.
É necessário que um pedreiro experiente faça a abertura do buraco na parede, esse deve ser um pouco maior do que o tamanho planejado do aquário, uma vez que a massa e os acabamentos ocuparão espaço.
Todos os cuidados devem ser tomados a fim de reduzir as chances de erros, pois corrigi-los poderá ser difícil e talvez bem caro. A parede onde será inserido este aquário possui 0,13m de espessura, dessa forma resolvi embutir na parede uma peça de granito de 1,89m a fim de dar suporte aos 0,23m restantes da "largura" do aquário.
Essa peça foi embutida na parede além de ter 3 pequenas paredes de 1,20m cada uma, estão localizadas abaixo da pedra e sua função é apoiar o granito.

Dimensões da abertura:
  1. Comprimento - 1,30m
  2. Largura - 0,13 m (espessura da parede) + 0,25 m (largura do granito)
  3. Altura - 0,70m

Dimensões planejadas para o aquário

  1. Comprimento - 1,20m
  2. Largura - 0,36 m
  3. Altura - 0,60m

Material

  • 22 tijolos
  • 25kg - cimento

  • 10kg - areia

  • 5kg - silical

  • 5kg - Massa Corrida

  • 1,89m x 0,36m - Granito Preto (São Gabriel).

  • Mão de Obra

Tempo estimado

  • 2 dias

3 comentários:

Só fusca disse...

Gostei do seu blog, estou adicionando no meu blog. Vlw

Unknown disse...

Fala meu amigo!
Que "belo" trabalho de modelagem matemática "aquária" hem! kkkkk

Unknown disse...

Prof. Léo, antes de tudo, parabéns pelo blog!!!
Tenho um aqua de 250 litros e tbém quero embuti-lo numa parede de casa, mas queria mais alguns detalhes do seu aqua... como poderíamos fazer para entrarmos em contato?
aguardo um retorno,

Wanderson