sábado, 20 de março de 2010

Caramujo Melanóide – Praga ou Solução?

melanoideos

Um Molusco facilmente encontrado em muito aquários, plantados ou não. É um caramujo resistente, sobrevive bem a grandes variações de pH, reproduz-se rapidamente, suporta altos teores de salinidade (incríveis 70% a 80% da salinidade marinha), alimenta-se de praticamente tudo, no entanto, possui preferência pelas algas. Passam boa parte do tempo “enterrados” no substrato do aquário, ao anoitecer saem para fazer sua refeição.

Essa característica pode torná-lo um aliado contra o excesso de algas indesejadas no aquário.

Porém, um problema a ser considerado é que sua superpopulação pode deixar o aquário um pouco estranho, para algumas pessoas mais sensíveis, até repugnante, uma vez que centenas ou milhares de caramujos emergem do substrato e tomam conta de tudo que há no aquário.

O fato é que esses caramujos podem ser também ótimos indicadores da qualidade do ambiente do aquário, excesso de matéria orgânica, por exemplo contribui para o surgimento de um superpopulação, da mesma forma, a fuga desses caramujos do fundo para as partes superiores do aquário também podem indicar baixa oxigenação na água.

Se você vai criá-lo em seu aquário, certifique-se do tipo de ambiente que está preparando, e tenha cuidado ao inserí-lo com outras espécies de moluscos, peixes e crustáceos, algumas são predadoras e poderão eliminá-lo do aquário.

Em minha experiência com Ciclídeos Africanos a convivência entre eles é pacífica, nem mesmo os maiores Ciclídeos do aquário se envolvem com eles. Outra informação importante são as plantas, até o momento em meus aquários de Ciclídeo tenho cultivado as plantas “Microsorum pteropus” e “Anubia sp”, as mesmas não foram “atacadas” por esse caramujo o que é bom.

Para aqueles que já os tem e deseja retirá-los do aquário, vai uma notícia não muito boa… é praticamente impossível, no entanto sua população pode ser controlada. O melhor método que conheço é o uso de armadilhas. A noite insira uma grande folha de alface amarrada a uma pedra ou outra coisa que afunde no aquário. Isso vai atrair uma grande quantidade de caramujos, e você os pegará com essa armadilha. Repetidas vezes, você irá praticamente eliminá-los do seu aquário. Mas tem uma coisa… EVITE AO MÁXIMO O USO DE VENENOS CARAMUJICIDAS NO SEU AQUÁRIO, eles podem ser bastante tóxicos aos peixes e nem sempre são bem eficientes contra os caramujos, em especial os melanóides.

Ficha

Nome Científico: Melanoides tuberculata

Nome Popular: Caramujo Melanoide, Caramujo Trombeta.

Origem: Trópicos – Ásia e África

Alimentação: Preferencialmente Algas

pH: 7,0-8,5 e variações.

Temperatura: 25°C a 30°C

Tamanho: 3-4 cm quando adulto.

Reprodução: Muito Rápida.

Convivência no Aquário: Pacífica e em grupos

3 comentários:

tano disse...

voce pode colocar o barbus ouro ele come esses caramujos tenho 8 no meu aquario tive esse problema um amigo me indicou o barbus em uma semana eles sumiram

Marcelo Mello ramos disse...

Olá, estou estreando um Top Rankink de Sites de Aquariofilia e gostaria muito de ter seu blog cadastrado:

Existem inúmeras vantagens em se listar seu site em Top Lists:
Geram-se links de retorno para seu site que lhe dão uma maior credibilidade junto ao google;
Você ganha bem mais acessos, pois todos os que frequentam este site são fãs de aquariofilia, este é o público que irá ser encaminhado á sua página;
Você pode saber como se posiciona seu site em relação aos outros de seu próprio nicho e desta forma criar estratégias para melhorar o marketing e SEO de sua página na internet;
Os sites mais acessados ficam melhor posicionados na lista, desta forma, o seu trabalho é reconhecido dentro de seu nicho de atuação, além de passar a credibilidade de sua página para seus clientes.

Temos muitas categorias que certamente se adequam perfeitamente ao seu site, você deve escolher apenas aquela que melhor se enquadra ao seu segmento.
Nossas categorias são:
Blogs de Aquarismo;
Clubes e instituições de Aquarismo;
Diretórios de Sites / Topsites de aquarismo;
Fórum de Aquarismo;
Lojas Online de Aquarismo;
Revistas e Publicações de Aquarismo;
Sites de Aquários Plantados;
Sites de Aquarismo;
Sites de Criadores de peixes;
Webcans / Livecans de Aquarismo;

Você só pode cadastrar um site por login mas você pode abrir mais de um login para colocar outros sites seus.

O site é http://www.forumamordepeixe.com.br/topaquarismo/

Juntos, promovendo a aquariofilia.

Unknown disse...

Uma boa maneira de controlar e até acabar com os caramujos, é inserir uma Mocinha no aquário. No meu este peixe acabou com todos caramujos.

http://www.aquahobby.com/gallery/b_characidium.php

http://www.aquaflux.com.br/forum/viewtopic.php?t=2887