quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Pseudotropheus demasoni (Pombo)

Espetacular ciclídeo africano, bastante exuberante em sua coloração azul e preta. É um peixe relativamente agressivo e bastante territorialista, não mede esforços para delimitar e comandar seu espaço em um aquário. O Demasoni não convive muito bem com outros exemplares de sua espécie, bem como outros peixes tão ou menos agressivos do que ele. A solução é ter um aquário grande (acima de 100L) e com tocas suficientes, outra condição é evitar a superpopulação de peixes.

Seu local de origem é o Lago Malawi – África, uma das características químicas mais relevantes deste lago é o seu alto valor de pH. (em torno de 8,0).

O dimorfismo sexual (diferenças entre machos e fêmeas) são bastante discretos o que torna praticamente impossível a distinção entre os sexos. A reprodução em aquários também não é algo que se faz de forma muito facilitada, é preciso conhecimento, dedicação e experiência quanto aos cuidados necessários a fim de que seja possível a reprodução em aquários com certa facilidade.

Convivenciaabril2009 008

Considerações
Nome Científico – Pseudotropheus demasoni
Nome Popular – Demasoni; Pombo; Demasoni pombo

Tamanho máximo - Aproximadamente 10 cm quando adulto
Coloração – Azul e Preto (Listras pretas nas nadadeiras dorsais, peitorais e pélvicas; listras pretas verticais no corpo).
Aquário ideal - Acima de 100 L
Origem - Lago Malawi (África)
Grupo - Mbunas (São menores e vivem geralmente na parte litorânea e mais rochosa do Lago Malawi).
Alimentação - Essencialmente Algas (Spirulina)
pH ideal - Entre 7,5 e 8.5
Temperatura - 25ºC à 28ºC
Comportamento - Geralmente Agressivo

Um comentário:

bluetang disse...

Olá! Sou diretor de marketing da Bluetang.com.br

A Bluetang.com.br é uma loja de artigos para aquários.

Estamos com um novo programa de afiliados para blogs, onde você anuncia nosso site com um banner e todas as compras efetuadas através do banner no seu blog geram comissão para você.

Se tiver interesse, acesse:
www.bluetang.com.br/afiliados

Ou envie um e-mail para bluetang@bluetang.com.br

Obrigado

Daniel Name