terça-feira, 11 de novembro de 2008

Decoração de Aquários



Olá!




A decoração do aquário é sempre algo bastante contraditório na minha opinião. Para muitos iniciantes no aquarismo, o aquário é um espaço exclusivamente decorativo, engraçado, colorido onde criamos um cenário fantasioso e distante do real.




Meu ponto de vista é claro, penso que ao montarmos um aquário devemos reproduzir ao máximo possível o ambiente natural dos animais que vamos inserir nele. E isso exclui ou inclui uma série de "ítens" dentro do aquário.




Pensem comigo, para que "Baú do tesouro"; "Caveiras assombradas"; "Luzes brilhantes" dentre outros, inseridos no fundo do seu aquário? qual a relação desses objetos com a vida de seus animais? Entendo, que isso também tem relação direta com o gosto da pessoa, aceito e até posso ajudar a quem goste, mas penso que não é uma atitude interessante.




O interessante mesmo é reproduzir o ambiente, uma vez que você irá proporcionar uma melhor qualidade de vida ao animal, poderá acompanhar e controlar as variáveis bem como diminui as chances de contaminação. Outro fator é que muitos iniciantes apaixonados pelo aquarismo são crianças que sob o ponto de vista inicial crescem acreditando em um mundo fantasioso a respeito dos animais aquáticos que por sua vez poderá favorecer o desenvolvimento de uma visão ofuscada acerca do ambiente. Claro que digo isso de uma forma geral, mas penso que a formação consciente acerca das "realidades" deve começar desde cedo.




Ficam algumas dicas;






  • Ao montar seu aquário, faça uma pesquisa! veja quais são os animais que deseja inserir nele, quais são as características físicas e químicas do ambiente natural onde vivem;


  • Não pense apenas em você ao montar o aquário, pense também naquelas vidas que estarão dentro dele e que dependem de você para continuar ali.


  • Evite "misturar", faça escolhas.


Se mesmo assim ainda tiver dificuldades, não hesite, procure ajuda.



Em meus aquários de Ciclídeos Africanos procuro utilizar dentre outras rochas vulcânicas, pedras, fragmentos de coral. A intenção é produzir o máximo de abrigos possíveis, manter as características fisico-químicas da água tal como o pH e não afastar muito da realidade natural desses animais.