terça-feira, 29 de julho de 2008

O Aquário - Plano e Ação

Bem, acho muito interessantes aquários embutidos em paredes, tenho um aquário embutido e no momento estou preparando outro. Embutir um aquário na parede é um processo relativamente trabalhoso, mas o resultado pode surpreender qualquer um.
(Primeiro aquário embutido )
Para isso devemos considerar as condições estruturais do local além das questões anteriores que se referem ao tipo de aquário desejado. Esse novo aquário possui 1,20m de comprimento - 0,36m de largura e 0,60m de altura. Trata-se de um aquário grande com cerca de 260L e que ocupa um espaço considerável na parede em que será embutido. A preferência de um aquário dessas proporções se dá principalmente pela beleza e pela qualidade de vida que pretendo oferecer aos ciclídeos africanos que nele irei inserir. Faço aqui um destaque para o padrão territorialista dos ciclídeos que definem seus territórios, ou seja, espaços no interior do aquário. Em um aquário médio ou pequeno isso poderia ser fatal em função da quantidade de peixes criados.
É necessário que um pedreiro experiente faça a abertura do buraco na parede, esse deve ser um pouco maior do que o tamanho planejado do aquário, uma vez que a massa e os acabamentos ocuparão espaço.
Todos os cuidados devem ser tomados a fim de reduzir as chances de erros, pois corrigi-los poderá ser difícil e talvez bem caro. A parede onde será inserido este aquário possui 0,13m de espessura, dessa forma resolvi embutir na parede uma peça de granito de 1,89m a fim de dar suporte aos 0,23m restantes da "largura" do aquário.
Essa peça foi embutida na parede além de ter 3 pequenas paredes de 1,20m cada uma, estão localizadas abaixo da pedra e sua função é apoiar o granito.

Dimensões da abertura:
  1. Comprimento - 1,30m
  2. Largura - 0,13 m (espessura da parede) + 0,25 m (largura do granito)
  3. Altura - 0,70m

Dimensões planejadas para o aquário

  1. Comprimento - 1,20m
  2. Largura - 0,36 m
  3. Altura - 0,60m

Material

  • 22 tijolos
  • 25kg - cimento

  • 10kg - areia

  • 5kg - silical

  • 5kg - Massa Corrida

  • 1,89m x 0,36m - Granito Preto (São Gabriel).

  • Mão de Obra

Tempo estimado

  • 2 dias

quinta-feira, 24 de julho de 2008

O Aquário



Nesse e em nossos próximos posts vamos falar um pouco sobre o aquário. Antes de comprarmos um "recipiente para inserção dos peixes", ou seja, em nosso caso um aquário, devemos planejar e bem que tipo de seres vivos iremos manter em seu interior. O aquário pode variar e muito dependendo do que você prentende criar nele. Para seu planejamento é importante lembrar que em geral aquários muito pequenos são susceptíveis à variações externas como a temperatura e internas tal como níveis de dureza e pH, esses são alguns tipos de variações químicas que serão tratadas em um novo tópico posteriormente. Assim, é de suma importância que você reflita sobre as seguintes questões antes de comprar um aquário.

1º Que tipo de aquário você pretende ter? Marinho, água-doce, ou salobra?

2º Quanto pretende gastar? (uma pergunta interessante, não raramente aquaristas iniciantes gastam muito sem necessidade ou fazem o contrário, na medida em que tentam minimizar custos acabam comprometendo o resultado final).

3º Que grupo, ou grupos de peixes, invertebrados ou plantas deseja?

4º Onde irá instalar este aquário?


São questões simples e certamente existem outras à serem feitas, no momento penso que para iniciar uma discussão, essas são perguntas que podem nortear um planejamento inicial a fim de definirmos o que queremos.


Em um post seguinte vou mostrar para vocês um exemplo de planejamento e elaboração de um projeto para aquário de Ciclídeos Africanos.


terça-feira, 22 de julho de 2008

Bem no Início...

Os aquários sempre tiveram grande poder de fascínio e encantamento em minha vida, e desde pequeno admiro a capacidade de poucos em reconstruir em um aquário um ambiente que retrate o mais próximo possível o ecossistema daquele peixe ou grupo de peixes.
Nessa minha história não foram poucos os aquários que tive, confesso que errei muitas vezes, aprendi com os estudos e com o tempo, e ainda assim tenho muita coisa para aprender sobre isso.
Sou Biólogo e amante do aquarismo, mas não de qualquer aquário! Existem muitos por ai que são meros cativeiros, prisões que estimulam a degradação e o desrespeito com o meio ambiente e principalmente com os animais. Na minha opinião, uma falta de consciência, inclusive ambiental!
Entendo que os aquários não podem ser reduzidos à tanques de peixes, mas sim como uma possibilidade de se reconstruir um ambiente natural, que muitas vezes já está totalmente degradado na natureza. Isso não é fácil! requer pesquisa, conhecimento e principalmente amor e cuidado. Já diziam "Quem ama cuida!"
Em especial curto os aquários de Ciclídeos Africanos. Na minha opinião os Ciclídeos Africanos são peixes muito especiais, de certa forma possuem personalidade! o que confere mais emoção quando acompanhamos seu desenvolvimento.