Como já sabemos os Ciclídeos são peixes "com personalidade". Em seu habitat natural vivem "remexendo" o solo. Essa postura pode estar ligada à busca pelo alimento, delimitação e apropriação de territórios dentre outros. Em qualquer aquário também é muito pertinente a escolha correta do substrato à ser usado, esse precisa estar de acordo com o tipo de peixe que será colocado no aquário bem como seu "comportamento".
Os Ciclídeos Africanos geralmente são exploradores, se for possível não haverá um canto do aquário que não será explorado por eles. Por isso, torna-se fundamental alguns cuidados quanto a ornamentação e ao substrato utilizado no aquário.
Nesta postagem gostaria de comentar um pouco sobre o substrato utilizado. Os Ciclídeos removem com frequência o substrato do aquário, esse parece em constante mutação, basta verificar (para quem já tem um aquário de Ciclídeos Africanos) que volta e meia aparecem "buracos" no substrato que se modificam ao longo do tempo. Tudo isso é normal, mas vale atentar-se para qual tipo de substrato que você utiliza.
São vários os tipos, muitos iniciantes gostam de utilizar aquelas "pedrinhas coloridas" vai uma dica.... NÃO FAÇA ISSO, nem para os ciclídeos, nem para qualquer outro tipo de peixe, acontece que aquelas pedrinhas são coloridas artificialmente e podem comprometer muito a qualidade da água e da saúde de seus peixes, ou seja, pode ser tóxico e levar ao fim seu ecossistema aquático.
O ideal mesmo seria se pudéssemos utilizar o mesmo substrato do local de origem dos peixes, mas não sendo possível vamos tentar "aproximar" um pouco, sempre lembrando das questões referentes ao tipo de peixe que deseja criar.
Aqui vão alguns destaques:
Cascalho de Rio ou Seixo: São fagmentos de rocha, normalmente formados de quartzo e feldspato, a maior parte dos aquários de água doce utiliza esse tipo de substrato, é válido lembrar que possui granulação e cores variados, cabendo ao comprador fazer a melhor escolha. É mais barato e pode auxiliar bastante a filtragem de aquários que utilizam FBF (Filtro Biológico de Fundo) (aquelas plaquinhas) colocadas no fundo do aquário. Mas existem problemas, a limpeza do aquário deve ser mais constante uma vez que restos de comida podem se acumular com mais frequência; tende a diminuir o pH do aquário (deixando a água mais ácida) e ainda, principalmente no caso dos Ciclídeos Africanos, serem constantemente "lançados" por eles nos vidros do aquário, o que de certa forma incomoda, ainda assim, podem ser formados buracos com mais facilidade em seu substrato. Logo, apesar de muitos gostarem deste tipo de substrato, eu não o recomendaria para um aquário de Ciclídeos Africanos.
Aragonita: É um mineral formado basicamente de Carbonato de Cálcio, origina-se normalmente de conchas de moluscos, pérolas, dentre outros. Pode apresentar uma coloração e granulação variada. Uma característica interessante é o fato de minimizar os impactos da ação dos Ciclídeos sobre o substrato, outro fator relevante é que a Aragonita contribui para a elevação do pH (mais alcalino) e o pH levemente mais alto é muito bom para a maioria das espécies de Ciclídeos Africanos.
(Imagem Disponível em: http://www.drsfostersmith.com/)
Halimeda: Por enquanto esse é o meu tipo preferido de substrato para Ciclídeos Africanos, a Halimeda é formada basicamente de restos de algas calcáreas, geramente podemos encontrar misturados à ele restos de coral e conchas, esses são "moídos" em uma granulação relativamente padronizada. É muito importante ressaltar que ao comprar esse tipo de substrato (também não muito barato) o legal é você fazer uma boa limpeza do mesmo. Isso porque ele pode conter ainda restos orgânicos dos seres vivos que o produziu, e dessa forma contaminar seu aquário. O procedimento padrão é lavar bem com água corrente e sem cloro, tomando cuidado para não perder o material durante a lavagem. O procedimento deve ser repetido algumas vezes até notar que a água não sai mais "muito turva". Esse substrato também contribui para a elevação do pH, além do mais os ciclídeos "se divertem" construindo e reconstruindo seus territórios com esse material. Outro cuidado importante é ficar atento aos períodos de limpeza de seu aquário, uma vez que esse material "tende" a agregar mais impurezas.
(Imagem II Disponívem em: http://www.forumaquario.com.br/)